modelo1

O projeto


Fios de Gaia é um projeto independente de educação ecológica que se dedica a produzir e partilhar conteúdos relacionados ao tema.

Temos como propósito maior divulgar conceitos e práticas que contribuam para uma compreensão holística e consistente da educação ambiental. Nesse sentido, buscamos:
*Reunir e simplificar informações referentes à educação ambiental;
*Incentivar um estilo de vida mais simples e natural;
*Estimular a adoção de atitudes responsáveis e solidárias.

Acreditamos ser urgente a compreensão da educação ambiental em seu caráter reflexivo, político, sistêmico, participativo e ético. Compactuamos ainda com a necessidade de um novo modelo de pensamento, que seja baseado em valores integrativos e em percepções contextuais.

Trabalhamos em torno de referenciais teóricos e práticos, gerando esquemas e textos. Os esquemas estão reunidos na sessão ECODADOS e podem ser apresentados em forma de mapas mentais, infográficos, tabelas, etc. Os textos encontram-se distribuídos nas demais sessões do sítio virtual, divididos nos seguintes eixos temáticos:

  1. Brasil »
  2. Mundo »
  3. Paradigmas »
  4. Consumo »
  5. Cultivo »
  6. Cultura »
  7. Experiências »
  8. Reflexões »

Educação Ecológica


Adotamos o termo “educação ecológica” em referência ao movimento da ecologia profunda. Este movimento caracteriza-se pela formulação de questões complexas. Reconhece a relação de interdependência essencial a todos os fenômenos e a relação destes com o ambiente em que se encontram inseridos. A ecologia profunda envolve ainda um sentido de pertencimento e de conexão com o todo, com o cosmos, sendo espiritual por essência.

Apostamos em uma educação ecológica que seja questionadora, ativa e aberta a novas percepções. Que seja capaz de estabelecer conexões, adotando uma visão ampla e contextual das realidades. Que seja uma educação imbuída por valores morais e espirituais, pautada pela compaixão e pela cooperação, e voltada para a realização das potencialidades humanas com respeito e em harmonia com todas as outras formas de vida e com o Universo.

O nome FIOS DE GAIA


Fios representa os fios que formam a “Teia da Vida”. Esta é uma expressão usada por Fritjof Capra ao explicar a concepção sistêmica de mundo. Segundo esta visão os sistemas vivos se relacionam em forma de rede com outros sistemas, dando origem a uma organização da natureza, na qual todos os fenômenos coexistem de forma integrada, interconectada e interdependente. Reconhece igualmente o valor inerente a cada ser vivo, e o ser humano é visto como mais um fio da teia.

Gaia refere-se à “Hipótese de Gaia”, desenvolvida por James Lovelock e por Lynn Margulis na década de 60. Esta teoria percebe o planeta Terra como um só organismo vivo, auto-organizador, composto por sistemas vivos e não-vivos que se entrelaçam em uma única teia.

Assim, “Fios de Gaia” quer dizer fios que tecem a complexa teia da vida em Gaia. Neste contexto, nós, todos os seres vivos e não-vivos, somos os fios e o planeta Terra, nosso ambiente, é Gaia.