Experiências

Livros soltos por aí…

livros_soltos
Reúna uma média de 40 a 60 livros, carimbe no início e no final de cada um as “instruções de uso”, monte um cartaz explicativo a ser fixado no local escolhido e crie um canal para divulgação e arrecadação de doações para o projeto. Misture tudo e pronto, você terá os principais ingredientes para dar início a uma biblioteca livre! Viu que simples?

As bibliotecas livres são espaços abertos montados para o livre compartilhamento de livros. Em geral, funcionam da seguinte maneira: as obras são retiradas e lidas pelo tempo que levar e em seguida são devolvidas ao local de origem, emprestadas a outras pessoas ou até mesmo mantidas com a pessoa que a retirou. Isso é possível, pois essa prática não envolve nenhum tipo de controle. Sem cadastro, sem prazo para devolução, sem multa, isto é, sem bu-ro-cra-cia e totalmente gratuito!

É um projeto que pode ser realizado individualmente por qualquer um de nós e que também pode se dar de forma coletiva, com o envolvimento da própria comunidade a ser beneficiada pela biblioteca. Em qualquer um dos casos, o essencial é que haja comprometimento e vontade sincera de estimular uma relação mais próxima das pessoas com o encantador universo da linguagem escrita. Aqui, vale ter o cuidado de observar os temas de interesse do público a quem se dirige a biblioteca, a fim de torná-la o mais atraente possível.

Benefícios

As bibliotecas livres trazem ainda o benefício de serem versáteis quanto ao local de funcionamento. Podem ser montadas em vários tipos de ambientes, sejam eles fixos, itinerantes, dispersos ou pontuais. Por exemplo, podem funcionar em padarias, bicicletas, pontos de ônibus, praças, parques, restaurantes ou até mesmo praias!

Além de tudo que já foi dito, é importante percebermos que se trata de um movimento que trabalha hábitos e valores que vão além do incentivo à leitura e da difusão de cultura. Abrange também questões como:
1. Diminuição do consumo;
2. Exercício do desapego;
3. Pensamento coletivo; e
4. Estímulo a relações de confiança.

Se essa ideia tocou seu coração e você mal pode esperar para iniciar uma biblioteca livre na sua comunidade, veja mais dicas no endereço virtual Bibliotecas do Brasil. Lá você encontrará tutorial, arte para carimbo e cartaz explicativo do projeto, tudo disponibilizado gratuitamente. Acesse aqui

Inspiração

A imagem de abertura deste artigo é uma cena do belo curta-metragem “Os fantásticos livros voadores do Sr. Lessmore”. A história começa com a passagem de um furacão pela cidade em que se encontra o personagem principal, o jovem escritor Sr. Lessmore. Levado pelos fortes ventos, chegará a uma misteriosa casa onde recomeçará sua vida. Lá se dedicará a cuidar de uma biblioteca repleta de livros vivos, recheados de histórias mágicas. Assista abaixo:

Imagem abertura: Estúdio Moonbot

O que você pensa sobre isso?